25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo está chegando...

“Venha Fazer esse Download de Conhecimento”

Capa.jpg

31 de julho de 2018

Quer saber um pouco mais sobre a Bienal Internacional do Livro de São Paulo?

Então se liga!

      A Bienal Internacional do Livro de São Paulo é um evento cultural organizado pela Câmara Brasileira do Livro, que reúne várias editoras brasileiras e estrangeiras para apresentar lançamentos e seus títulos.

   Na Europa era tradição organizar feiras de livros, então os membros da Câmara Brasileira do Livro resolveram introduzir esse hábito aos paulistas e paulistanos e foi em  1951, que aconteceu a primeira Feira Popular do Livro na Praça da República.

     Cinco anos depois, em 1956 a feira foi retomada e deslocada para o Viaduto do Chá, ponto com um grande fluxo de pedestres. O projeto foi ganhando corpo e novos adeptos. Em 1961, em parceria com o Museu de Arte de São Paulo, foi promovida a 1ª Bienal Internacional do Livro e das Artes Gráficas, evento que se repetiu em 1963 e 1965. Eles serviram de ensaio para a 1ª Bienal Internacional do Livro bancada exclusivamente pela CBL, em 1970 que ocorreu entre 15 á 30 de agosto, no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, nessa primeira feira reuniu algumas centenas de editoras nacionais e estrangeiras e atraiu milhares de pessoas, adultos, jovens e crianças.

     Já na 2ª Bienal, em 1972, o total de visitantes chegou a 80 mil e o de expositores passou de 700. Em 1996, ela passou a ser realizada no Expo Center Norte, para abrigar um maior número de expositores e proporcionar um maior conforto ao público. Em razão do crescimento contínuo de público e expositores, em 2002, ela deixou o Center Norte e foi para o Centro de Exposições Imigrantes (com 45 mil metros quadrados de área), onde foi realizada até 2004. Em 2006  foi transferida para o Parque Anhembi, o maior centro de exposições da América Latina(com 60 mil m²) até os dias atuais. Em 2016 na 24ª Bienal com o tema "Histórias em todos os Sentidos" foram aproximadamente 280 expositores, representando 650 selos, ao todo, participaram 388 autores: 370 brasileiros e 18 estrangeiros e um público de 684 mil visitantes. A Bienal do livro acontece a cada 2 anos em 10 dias de feira, com editoras brasileiras, estrangeiras e autores independentes que apresentam  ao público vários lançamentos e outros titulos contando com a presença de vários autores no evento causando  grande frisson aos leitores.

 

     Agora nos resta aguardar ansiosamente a 25ª edição que ocorrerá de 03 a 12 de agosto com o tema “Venha Fazer esse Download de Conhecimento” e mais uma vez  irá oferecer ao público uma programação cultural abrangente, apresentando além de literatura, uma boa gastronomia, cultura, negócios e muita diversão!

É isso beijos e tchau!

  • All Souls Night
  • -
  • Loreena McKennitt
00:00 / 00:00

@2016. Todos os direitos reservados a euleiosimedai.com.br